Sobre Contratos e Valorizacao

3 min read

Deviation Actions

Mechanictress's avatar
Published:
1K Views
<da:thumb id="462570711"/>

Boa tarde. Acho. 
Uma conhecida me indicou par um cara que tem uma "marca" de camisetas com estampas de games. Bom, falei com o sujeito, mostrei meus trabalhos, ele gostou e me mandou um modelo do contrato para, se eu concordar, assinar e fecharmos uma "parceria".
Digo "parceria" porque ele não compra as estampas. Você faz a estampa e manda pra ele e ele faz as camisetas e vende e só depois você ganha 5% do valor (provavelmente excluindo o valor do material, isso não ficou claro no contrato). Bom, eu já achei isso bem ruim, pois na verdade se trata de uma marca de camisetas mas que funciona como cooperativa. Só que você nem escolhe o valor de direito que quer pela imagem. Mas o que me assustou mesmo vem a seguir.
Metade do contrato é com termos que responsabilizam o artista por todo e qualquer problema que se possa ter com direito autoral, isentando a marca de todas as responsabilidades (incluindo gastos com o próprio processo, devolução da peça, reembolso, multa e etc) - sendo que a própria marca informa que vai disponibilzar todos os dados do artista para a justiça.
Achei tudo isso horrível, mas para o caso de eu soar injusta, meu pensamento é o seguinte:
A marca de camisetas usa o tema games, correto? 
Se ele não é detentor de nenhum desses direitos (mas quer vender as camisetas) e que façam estampas de games para ele(mas não quer pagar os direitos), teoricamente, para estar dentro da lei eu primeiro teria EU MESMA que conseguir os direitos da imagem do tal game ou então programar o meu próprio game, para ter os direitos sobre ele. Also, você não recebe por ilustração, mas por vendo, isso SE vender. Ou seja, se não fizer sucesso, você se ferra porque trabalhou mas não recebe. Se fizer, você se ferra, porque a chance de te denunciarem é maior.
Fiquei um tempão pensando e só consegui concluir que é melhor pra qualquer artista pegar os próprios desenhos do tema que quiser e levar na Dimona e fazer as próprias camisetas e vender por quanto achar justo. Porque, ó, correr tanto risco pra dar dinheiro pros outros, sério? E ainda com um contrato desaforado desses.

É cada coisa que a gente vê... Não sei vocês, mas eu me senti muito desvalorizada por esse contrato. Pra mim ficou bem claro o "quero ganhar dinheiro fácil sem responsabilidades", e mais uma vez o artista é só uma muleta, sendo feito do idiota.

Sei lá, viu. Para o mundo, quero descer.

:star: FEATURE (cause I totally love Widdershins-Works) :star: 

<da:thumb id="517347170"/>
© 2015 - 2024 Mechanictress
Comments15
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
raphahardt's avatar
No way, cara... Manda ele enfiar os 5% dele no orifício anal dele..
É inacreditável como eles conseguem dormir tranquilo a noite fazendo algo, eu diria, criminoso, com um artista D:
E o pior é que muita gente ainda cai numa dessa, principalmente pelo motivo que vc falou: por ser newbie e querer reconhecimento.

E aliás, reconhecimento o meu ovo!!

Na hora de vender a camiseta, duvido que vai estar o nome do artista em letras grandes, bem divulgado, pra PELO MENOS dar crédito a ele. Agora na hora de vir o processo, eles tem até o RG do cara em mãos. tsc tsc

É pra fuder mesmo :T